terça-feira, 14 de novembro de 2017

Geoplaylist - (Gabriel, O Pensador - Bala Perdida)

A indicação de hoje se trata de uma música que reflete bem a sensação de insegurança que algumas capitais brasileiras vivem hoje, especialmente a do Rio de Janeiro. 

Trata-se de bala perdida, de Gabriel, O Pensador. Na canção, o autor retrata um dia na vida de um pai de família que revela suas angústias ao sair de casa todo dia para trabalhar sem a certeza de voltar pra casa ou encontrar seus familiares em segurança. 

A tônica da canção gira em torno do medo e passa a sensação de insegurança que o pai de família vive junto de sua família e que, infelizmente reflete o dia-a-dia de muitos brasileiros. 

A música pode ser trabalhada tanto com o Fundamental II quanto com o Ensino Médio sob a forma de um debate onde todos possam relatar as sensações que possuem ao ir e vir de suas casas, além de abordar temas que pendam para geografia urbana como violência, organização espacial, segregação socioespacial, gentrificação entre outros. 

A mesma também pode ser utilizada como abre-alas para questões como a urbanização desordenada, muito comum em nosso país, sendo trabalhada como um dos reflexos da mesma; além de gerar debates onde os alunos possam expressar quais os porquês, segundo eles, que seriam fomentadores de tamanha insegurança. 

É uma ótima atividade para trabalhar conceitos e sondar o que essa geração pensa sobre toda essa violência e insegurança que ronda, em maior ou menor grau, a todos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário