quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Geoplaylist - (Zeca Pagodinho - Shopping Móvel) & (MC Batata - Feira de Acari)

As indicações de hoje do Geoplaylist abordam um tema que ultimamente tem estado em alta em nosso país, a economia informal. 

Em tempos de crise (política, mas disfarçada de econômica) e reformas trabalhistas caçando nossos direitos, o trabalho informal vem crescendo cada vez mais em nosso país

O trabalho informal se configura como atividade remunerada realizada por meio de contrato e sem registro profissional, ou seja, qualquer atividade realizada sem carteira de trabalho assinada. 

Com o crescente desemprego, muitas pessoas buscam refúgio na informalidade para ter o pão de cada dia e honrar seus compromissos. Essa modalidade vem crescendo no Brasil e maquiando o número de desempregados em nosso país. 

Por conta desta atividade não possuir registro profissional, direitos trabalhistas como auxílio doença, aposentadoria, 13º salário, férias e outros não são garantidos ao trabalhador que fica à mercê do contrato estabelecido, isso quando há um contrato.

Abordando essa temática, selecionamos hoje duas músicas que falam sobre a informalidade abordando a figura do ambulante ou, como é conhecido em alguns lugares, camelô. 

Conhecidos por suas barraquinhas ou mesmo pela venda se seus produtos em transportes coletivos ou lugares públicos, esses personagens estão imersos no mercado informal e são símbolos que representam tantos outros que ocupam este tipo de atividade. 

Nossa primeira indicação trata-se de "Shopping Móvel", de Zeca Pagodinho.




Nesta canção, é feita uma clara alusão aos ambulantes da Central do Brasil (famosa estação terminal de trens do Rio de Janeiro) e a infinidade de produtos vendidos por eles oferecidos aos passageiros dos trens cariocas. 

Aqui é enfatizada a figura do ambulante de transporte público, figura muito comum na cidade carioca e seus produtos oferecidos, alguns deles de origem ilegal como também é retratado na música. 

Outra canção que também nos remete ao mercado informal é Feira de Acari, do MC Batata




Neste caso, o enfoque dado são as feiras que ocorrem pela cidade do Rio de Janeiro onde os mais diversos produtos são vendidos pelos ambulantes à preços populares. 

Apesar de ser mais comum feiras cujo principal enfoque está na venda de gêneros alimentícios, há também feiras que vendem os mais diversos produtos, de vestuário a eletrodomésticos; de material escolar a brinquedos e etc. 

Na canção é retratada uma conhecida feira no Rio de Janeiro, a Feira de Acari. A mesma se localiza em um bairro da cidade que dá nome a feira e lá são vendidos os mais diversos produtos com preços bem abaixo do mercado. 

Assim como a música de Zeca Pagodinho, a canção de MC Batata também alerta para a origem dos produtos comercializados e ainda atenta para o cuidado que o consumidor deve ter ao comprar produtos do seu interesse para não correr o risco de ser lesado. 

Ambas podem ser trabalhadas para discutir a questão da informalidade em nosso país junto aos alunos. Como atividade, os alunos podem fazer um levantamento sobre os motivos que levaram as pessoas a aderir a informalidade, se pretendem um dia voltar ao mercado formal, a diferença de renda entre o emprego formal que por ventura possuíam e o emprego de agora, e se percebem alguma diferença entre o mercado formal e informal. 

A atividade pode ser realizadas em grupos e os resultados coletados podem ser apresentados sob a forma de um seminário a ser avaliado pelo professor. 

Há também a possibilidade de uma interdisciplinaridade com a Matemática, através da elaboração, análise e interpretação dos gráficos a fim de acrescentar ainda mais a apresentação que pode ser marcada em data posterior.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário