terça-feira, 2 de maio de 2017

Geoplaylist - (Roberto Carlos - Amazônia)

A playlist de hoje volta no tempo e utiliza uma música antiga, mas bastante atual de Roberto Carlos, "Amazônia". 

A música nos remete aos açoites sofridos pela floresta das mais diversas formas - que até hoje são praticadas. Desmatamento, queimadas, avanço da fronteira agrícola, biopirataria e tráfico de drogas são assuntos que podem ser abordados durante esta música. 

Há também um outro ponto a ser explorado que está no refrão da música, "Amazônia, insônia do mundo!". 

Não sabemos se de forma intencionada ou se é pura associação de nossa parte, mas este refrão pode ser utilizado para elucidar uma falsa afirmação que ficou muito conhecida na segunda metade do século passado: "Amazônia, pulmão do mundo". 

Esta falsa afirmação nos leva a crer que grande parte do ar que respiramos é proveniente da floresta equatorial amazônica. Ledo engano. 

Primeiro porque quase todo o ar produzido pela floresta durante o dia é consumido pela mesma durante a noite, sobrando apenas uma pequena margem que nem de longe é suficiente para garantir o oxigênio do planeta. 

Segundo porque a maior parte do ar que respiramos é proveniente das algas marinhas. Pois é. Mas isto não significa de forma alguma dizer que as árvores não são importantes. Muito pelo contrário. Árvores são essenciais a vida humana e sem as mesmas, de certo que estaremos a um passo da condenação de nossa estadia na Terra. 

Gerando uma boa discussão acerca da floresta amazônica em temas que envolvem não só a sua destruição, mas também a necessidade de sua preservação, a música é uma boa introdução ao falarmos do tema e pode ser explorada das mais diversas formas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário