terça-feira, 25 de abril de 2017

Cinema, Pipoca e Geografia! - Especial 100 Anos da Revolução Russa

A dica de hoje na verdade é plural, mas todas abordam o mesmo assunto: A Revolução Russa. 

Ocorrida em 1917, a Revolução Russa comemora o seu centenário neste ano e pode ser um assunto certo nos vestibulares deste ano, bem como no ENEM. 

Para se aprofundar ou mesmo conhecer o assunto de uma forma diferente; separamos abaixo alguns filmes que abordam o tema sob diversas óticas. 


1 - Reds 

O filme narra os relatos de um jornalista americano que presenciou a Revolução  Russa desde o seu começo, além dos primeiros anos pós-revolução. 


Resultado de imagem para reds filme



2 - Outubro. 

Já esta indicação se atém especificamente a Revolução Russa e os acontecimentos são descritos praticamente em "tempo real"; diferentemente do outro filme. 

Resultado de imagem para outubro  filme




3 - Doutor Jivago.

Homônimo do filme que garantiu ao escritor um Nobel, o filme tem um viés mais romancista que usa a Revolução Russa como pano de fundo. Como curiosidade deste filme podemos destacar a sua censura em território soviético por conter críticas ao regime. Mesmo após a dissolução da URSS, o filme continuou proibido na Rússia sendo liberado apenas na metade da década de 90. 


Resultado de imagem para doutor jivago  filme



4 - O Círculo do Poder. 

Este filme já pega o período pós-revolução. Seu foco é a figura de Stalin e o período de seu regime a frente da então URSS. 

Resultado de imagem para o círculo de poder  filme

Cada um à sua maneira, os filmes abordam um tema que estará em tela ao longo deste ano por conta de seu centenário e pode pintar nos vestibulares. Para o próximo feriado, pode ser uma boa reunir as nossas sugestões e assisti-las. 

Vale a pena conferir!.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário