terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Geoplaylist - (Luiz Gonzaga - Xote Ecológico)

A nossa recomendação musical de hoje se trata de uma música que cremos ser pouco conhecida, mas parte integrante da infinita e maravilhosa obra de Luiz Gonzaga. 

A música "Xote Ecológico" do mestre do Baião é uma homenagem ao seringalista Chico Mendes, conhecido por sua luta e que terminou assassinado no norte do país. 

Além da referência à Chico, cuja história de vida pode ser explorada pelo professor, a música faz referência aos danos causados pela poluição no meio ambiente. A mesma pode ser trabalhada em poluição ambiental e serve tanto para Geografia quanto para Ciências, gerando até mesmo uma aula interdisciplinar. 

Como forma de avaliação, podemos realizar um debate que busca esclarecer as várias formas nas quais podemos interpretar a aplicação do verso "poluição comeu" repetida diversas vezes na música. Os alunos podem ser questionados sobre como a poluição "come" o meio ambiente e o professor elucidaria quais as consequências destes atos. 

A música pode ser usada como um abre-alas na discussão sobre a poluição e suas causas e consequências; seja para o homem, seja para o planeta. Além de convidativamente reflexiva, sua melodia é bem agradável e pode proporcionar um despertar de ideias bastante interessante em sala de aula. 


Um comentário:

  1. Que ótima indicação!
    É ótimo utilizar outras ferramentas para compreender o espaço geográfico e a música é algo muito acessível, especialmente essa!

    ResponderExcluir