terça-feira, 31 de maio de 2016

Cinema, Pipoca e Geografia! - Construindo O Planeta Terra

A indicação de hoje é sobre um documentário produzido pela National Geographic chamado "Construindo o Planeta Terra" que você pode conferir no vídeo abaixo, na versão em HD. 

O documentário exibe, através da computação gráfica, como o nosso planeta se formou e se transformou ao longo dos seus bilhões de anos de existência. 

Por ser bem ilustrativo e de uma narrativa de fácil compreensão, o documentário pode ser utilizado com os alunos do sexto ano, onde geralmente abordamos este assunto, podendo gerar algum trabalho como forma de compor uma avaliação bimestral. 

Como essa parte da matéria exige um poder de abstração muito grande por parte dos alunos, recém chegados a este novo ciclo do ensino fundamental, o documentário pode funcionar como elemento fixador da explicação sobre a formação do nosso planeta, pois permite ao aluno "ver" a explicação dada pelo professor nas animações gráficas presentes. 





Pelas animações, pela ótima narrativa e pela qualidade do trabalho que traz também diversas informações que podem ser incorporadas a explicação do professor (além é claro do tempo do documentário ser perfeito pra quem dá dois tempos de aula, como é o caso da maioria dos professores de Geografia) vale a pena a exibição do mesmo em sala de aula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário