terça-feira, 10 de maio de 2016

Cinema, Pipoca e Geografia! - A Vida dos Outros

A sessão de hoje se dedica a um filme que já foi ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro: A Vida dos Outros (imagem abaixo). 





No filme, um agente da Alemanha Oriental, é ordenado a vigiar um escritor e sua namorada 24 horas por dia para saber se ambos realizam atividades que vão contra o regime, embora os mesmos não se pronunciem publicamente sobre o governo e tem, portanto, uma reputação considerada impecável.

A trama se desenvolve quando o agente acaba se envolvendo com o casal, sem lhes revelar o real motivo disso, a ponto de travar um conflito interno sobre relatar ou não aos seus superiores as atividades realizadas por eles. 

O filme serve para abordar o contexto da Guerra-Fria com os alunos que teve como um de seus pontos a divisão da Alemanha em duas, ficando o lado Ocidental para os capitalistas e o lado Oriental para os socialistas, sendo fincado para tal o famoso muro de Berlim, que, por sua vez, só seria derrubado em 1989, dando sinais de que a Guerra Fria estava perto de seu fim. 

Abaixo há o filme na íntegra e dublado. Como forma de debate e de "vivencia" de como era um dos lados de um país dividido pela Guerra Fria, além das qualidades do próprio filme em si que o levou a garantir a estatueta de ouro, vale muito a pena conferir!. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário