quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Cinema, Pipoca e Geografia! - 12 Anos de Escravidão

Fonte: tudocapasbr.blogspot.com. 

A indicação de hoje é uma história, baseada em fatos reais, apresenta Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um escravo liberto que é sequestrado em 1841 e forçado por um proprietário de escravos (Michael Fassbender) a trabalhar em uma plantação na região de Louisiana, nos Estados Unidos. Ele é resgatado apenas doze anos mais tarde, por um advogado (Brad Pitt). Trata-se do filme "12 anos de escravidão". 

Em termos didáticos o filme é ótimo para trabalhar as questões antigas e atuais sobre trabalho escravo. Principalmente no campo brasileiro onde são inúmeros os casos de trabalhadores que vivem em condições análogas a escravidão (o que não anula a possibilidade de trabalhar essa temática nas cidades, onde também ocorre esse tipo trabalho). 

O filme também levanta a importante questão do preconceito que existe até hoje contra a etnia negra, não só o nosso país, mas no mundo como um todo e que em parte é explicado pela escravização da etnia negra que mesmo depois de "liberta" ainda sofre com a manutenção do preconceito que atravessa gerações e mais gerações em toda a sociedade. 

Como o filme tem cenas fortes, fica a recomendação pessoal para que o mesmo seja preferencialmente aplicado aos alunos do Ensino Médio com a proposta de que os mesmos façam uma comparação sobre o caso retratado no filme com os casos de trabalho escravos que vemos hoje em dia. Seja em âmbito nacional ou internacional. 

Em si o filme é emocionante, daqueles que te prendem o início ao fim. Não a toa foi premiado diversas vezes. 

Também vale a pena salientar que o filme foi inspirado num livro de mesmo título que também vale a pena ser lido. 

Enfim, fica uma ótima sugestão a ser trabalhada com os alunos que vale (e muito!) a pena conferir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário