quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Cinema, Pipoca e Geografia! - Getúlio

Fonte: Adoro Cinema.com



Apesar de já ter passado no cinema há um tempo, e até mesmo na TV aberta, a indicação de hoje trata-se de um dos presidentes que mais tempo ficou no poder no Brasil, Getúlio Vargas. 

Para alguns o "pai dos pobres" e para outros um ditador. Fato é que entre amor e ódio Getúlio foi um dos personagens mais marcantes de nossa História e o filme retrata o seus últimos dias de vida, quando ele "deixou a vida para entrar para história". 

Um filme muito bem feito que abarca o segundo mandato de Getúlio que à época já sofria pressão pela sua renúncia. Alguns até defendem que o suicídio dele "adiou" o golpe militar de 64. 

Controvérsias à parte, fato que é direitos trabalhistas foram conquistados no governo de Getúlio, bem como o empurrãozinho para o nosso processo de industrialização com a construção da CSN, hoje privatizada. (alguns autores defendem que foi Getúlio quem iniciou o processo de industrialização brasileira por conta da instalação das indústrias de base no Brasil, com a CSN, mas muitos se esquecem do Barão de Mauá e de suas investidas para uma diversificação de investimentos em um Brasil que, à época, era quase exclusivamente cafeeiro). Outros já defendem que ele foi um ditador pelo tempo que ficou no governo, de 30 a 45. 

Enfim, opiniões a parte, vale a pena conferir este bom filme brasileiro sobre um dos mais importantes presidentes do nosso país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário