quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Nascente do Rio São Francisco seca em MG

Nesta semana foi noticiada a seca de uma das principais nascentes do Rio São Francisco, o principal rio da Região Nordeste. 

Apesar de ser o principal rio do Nordeste, sua nascente é no Sudeste do país, mais precisamente em Minas Gerais. A seca da nascente pode estar associada a fatores como a estiagem prolongada na área, a grande utilização de água para combater os incêndios florestais (a nascente fica - ou ficava - na serra da Canastra, num Parque Estadual), além, é claro das queimadas no local. 

Mesmo o rio sendo alimentado por diversos outros rios menores, afluentes e nascentes, funcionários do Parque relatam que afluentes do São Francisco também secaram. A notícia é altamente preocupante, pois a seca da nascente pode comprometer seriamente a região Nordeste no tocante ao abastecimento de água e energia. 

Isso já pode ser comprovado pela queda do nível da primeira barragem do São Francisco que já diminuiu em 6%. A situação pode se tornar ainda pior se mais afluentes secarem; o que pode causar racionamentos de água e energia ou até mesmo um corte no fornecimento pela falta de água no rio. Soma-se a isso possíveis prejuízos a agricultura local e a população ribeirinha que depende da água do "velho Chico" para o seu sustento e o de suas plantações. 

Como a situação é inédita, as medidas mais imediatas para tentar contornar a situação (se é que este é o caso) ainda estão sendo estudadas. O que se sabe é que o comitê de gestão da Bacia Hidrográfica do São Francisco realizará uma reunião pública para tentar encontrar alternativas para o problema. 

A "temporada de chuvas" aqui no país tem seu início no próximo mês. Se ela se confirmar, talvez possamos ter um pingo de esperança de que as águas do "velho Chico" possam voltar a correr sem os prejuízos da falta de afluentes e nascentes a ele pertencentes. 

Com informações do Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário