quinta-feira, 24 de julho de 2014

IDH brasileiro aumentou e nossa posição melhora no ranking

Saiu o IDH 2014 e o nosso país saiu do 85º lugar para o 79º em uma lista de 187 países. 

o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é calculado pela ONU e serve como "base" para medir a "qualidade de vida" dos países sem se apoiar exclusivamente no aspecto econômico. Entre outros fatores o IDH leva em conta o PIB do país, a expectativa de vida, taxa de analfabetismo, distribuição de renda, etc. 

Nosso país melhorou no ranking por dois motivos. O primeiro deles diz respeito a uma atualização da base de dados para calcular o IDH. Por padrão, a ONU se utilizava dos dados de 2005 de todos os países por alegar que nem todos tinham condições de atualizar seus dados com certa frequência; mas por reivindicação, em especial, dos países emergentes, os dados utilizados foram mais recentes. O segundo motivo pelo qual nossa posição subiu foi a melhora na educação do nosso país; mesmo que ela esteja longe do seu ideal, algumas melhoras foram feitas se comparadas a anos anteriores; tanto que o IDEB vem apresentando melhoras a cada ano, mas, repito, ainda estamos longe do ideal. 

Um dos fatores que contam para o IDH, a distribuição de renda ainda (no Brasil), ainda é uma das piores, o que impede de galgarmos posições maiores no ranking do IDH. Ainda sobre a lista, a cada vez que é lançada, a ONU dá um enfoque principal. O deste ano refere-se a medidas que os países estão tomando para que pessoas saídas da linha da pobreza não retornem a ela. O programa brasileiro "bolsa família" foi citado no texto por garantir a "resiliência" contra a pobreza. 


Com informações da Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário