quinta-feira, 3 de abril de 2014

Cinema, Pipoca e Geografia! - Sob a Mesma Lua

Resultado de imagem


O filme recomendado de hoje trata de um tema muito comum quando se estuda população: a imigração. Os fluxos populacionais migratórios sempre existiram ao longo de nossa história. Como resultado deste fluxo, temos fusões culturais que reverberam nas mais diversas formas, deste a culinária até a forma de se vestir, por exemplo. Contudo, o filme aborda uma questão que quase sempre passa despercebida quando tocamos nesse tema, mas que é plenamente sentida pelos imigrantes: a questão da adaptação. 

Nesse caso essa questão é ainda mais intensa. O filme conta a história de uma mexicana que deixa seu filho com a avó do menino, mãe dela, e parte para os EUA em busca de uma vida melhor (temos aí o clássico fluxo migratório México - EUA, que ainda perdura até hoje, mesmo com as tentativas dos EUA de construírem indústrias maquiladoras no norte do México ou até mesmo construindo um muro gigantesco na fronteira entre os dois países para tentar conter esse fluxo; o que acaba se tornando um contrassenso já que os imigrantes têm uma enorme parcela de participação na economia norte-americana). Porém a avó do menino morre e o garoto, com apenas 9 anos de idade, tenta cruzar a fronteira de forma ilegal para encontrar a mãe nos EUA. 

O filme irá retratar o drama e as dificuldades vividas pelo menino até encontrar sua mãe e isso pode ser usado em sala de aula para reforçar essa questão migratória relacionada aos obstáculos que os imigrantes enfrentam ao chegarem um país diferente do seu de origem. 

O filme é comovente e consegue retratar muito bem essa questão das dificuldades da adaptação, além é claro do drama vivido por todo imigrante mexicano que tenta atravessar a fronteira ilegalmente e obtém êxito. Até porque não vamos nos esquecer dos que são capturados pela polícia, ou são largados no meio do deserto iludidos por coiotes, ou até mesmo chegam ao óbito na tentativa de cruzar a fronteira... 

Vale a pena conferir e debater com seus alunos!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário