quinta-feira, 8 de março de 2012

Desterritorialização também no Porto do Açu

50 (!) policiais militares e alguns seguranças, cumpriram uma ordem de reintegração de posse para retirar 8 (!) pessoas de uma casa que estava dentro dessa área se ser reintegrada. 

A casa fica na área que será destinada a construção de um distrito industrial e do Porto do Açu no Rio de Janeiro.

Ta aí, mais uma vez quem deveria agir em nome da população, agindo em nome do poder privado. O pior nisso tudo é que, se questionarmos isso, vão nos dizer que é pelo desenvolvimento e melhoria da economia do nosso estado, mas nós sabemos a economia de quem vai desenvolver e melhorar... 

Cerca de 50 policiais militares e alguns seguranças privados retiraram na manhã de ontem oito moradores de uma casa que havia sido desapropriada pela Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro) em São João da Barra, norte do Estado. 

Vários imóveis na região foram desapropriados pela Codin para a construção de um distrito industrial e do porto do Açu, do grupo EBX, do empresário Eike Batista. 

O pagamento das indenizações foi feito pela LLX, braço de logística do grupo EBX. Segundo a Codin, a empresa antecipou o dinheiro para o órgão estadual. 

De acordo com a oficial de Justiça Mariana Lacerda, a LLX conseguiu uma liminar para reintegração de posse que começou a ser cumprida às 5h e terminou às 11h30. Houve protesto dos moradores, que foram ameaçados de prisão caso não saíssem. 

Oito pessoas foram retiradas da casa. Uma das moradoras, Maura Xavier Ribeiro, 48, disse que a polícia usou violência. "Bateram o pé na porta e tiraram todo mundo." 

OUTRO LADO
 
Segundo a LLX, muitas indenizações foram depositadas em juízo porque a documentação estava irregular. 

A LLX nega o uso de violência, mas admitiu que a família foi retirada com a ajuda de bombeiros. A empresa alega que a família não morava no local e só estava presente porque sabia da operação de reintegração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário