segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Planeta com dois sóis é descoberto

A NASA divulgou esses dias a descoberta de um planeta com dois sóis. Apesar da descoberta parecer digna de ficção científica, bem ao estilo guerra nas estrelas, o planeta existe e foi descoberto através de um telescópio espacial. 

A expectativa dos cientistas é de descobrir outros planetas semelhantes com o encontrado de preferência com características semelhantes a Terra e ver como o mesmo reagiria a colonização humana... 

Essa parte final foi que me chamou a atenção... Procurar planetas para colonização humana... Do jeito que andamos maltratando o nosso planeta, possívelmente poderemos acabar com os humanos do filme Wall-E que apesar de ser voltado para crianças, possui como pano de fundo uma crítica ao modo como cuidamos do nosso planeta e que fim isto pode nos trazer se continuarmos nesse ritmo.


Ele pode não ser Tatooine, o planeta de dois sois que é lar do personagem Luke Skywalker, da série de cinema Star Wars, mas o Kepler-16 mexeu com os ânimos e imaginações dos astrônomos. Pela primeira vez foi possível captar informações concretas a respeito de um planeta desse tipo, com base em dados do telescópio espacial Kepler, da Nasa. "O Kepler-16 é a primeira detecção definitiva de um sistema planetário circumbinário (no qual um planeta orbita duas estrelas)”, afirmou ao iG Laurance Doyle, principal autor do artigo publicado nesta quinta-feira (15) pelo periódico científico Science que trabalha no Instituto SETI, mais conhecido por sua busca de vida fora da Terra porém uma parte do trabalho é justamente achar a frequência de planetas no universo e depois checar quais são semelhantes à Terra e potencialmente habitáveis. Veja no infográfico do iG as teorias reais que permeiam a ficção cientifica.

No trabalho, os pesquisadores conseguiram descobrir várias característica do planeta e suas estrelas, que estão a 220 anos-luz do Sol, na constelação do Cisne. Um dos sóis possui 20% da massa e tamanho do nosso Sol, enquanto outro tem cerca de 69% de ambos. Já a massa do planeta corresponde a 105 vezes a da Terra, ou um terço da de Júpiter. Seu tamanho é próximo do de Saturno. O ano do Kepler-16 (o tempo que ele demora para dar a volta em torno de suas estrelas) é de 229 dias, enquanto seus sois têm órbitas de 22 dias.

Segundo os cientistas é muito provável que o planeta tenha se formado a partir do mesmo disco de poeira e gás que originou as duas estrelas.

A expectativa é encontrar outros sistemas semelhantes. "Sabemos agora como fazer isso. O processo que utilizamos para encontrar o Kepler-16 pode ser usado para achar outros sistemas. A Kepler atualmente está observando cerca de dois mil desses sistemas então esperamos ser capazes de encontrar mais deles", explicou Doyle.

Com novos desses sistemas em mãos, o próximo passo será analisar a prevalência e frequência deles. "E finalmente, esperamos, encontrar um planeta do tamanho da Terra com dois sóis que esteja na zona habitável e medir como ele pode se adaptar a uma eventual colonização humana. Isso também será muito desafiador", afirmou Doyle.







Extraído de ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário