quinta-feira, 24 de março de 2011

O passeio turístico de Obama

O homem mais poderoso do mundo, segundo dizem, o presidente dos EUA Barack Obama esteve no Brasil para uma visitinha turística.
Além de mandar fechar quase um quarteirão do centro do Rio, fazendo meu ônibus dar uma volta gaigantesca e levar mais 40 minutos pra chegar no Castelo quando eu estava me dirigindo pra Niterói, o presidente discursou no Teatro Municipal, visitou a cidade de Deus, o Cristo e foi embora pro Chile. 
 
Mas afinal de contas... O que será que vossa excelência veio fazer no Brasil ?
É o que eu também me pergunto, pois... 
 
Se veio aqui para tentarmos com ele um acordo sobre questão das importações e exportações entre nós e eles. Então nada feito. Continuamos no mesmo patamar e com a mesma reclamação sendo feita e tão bem ouvida quanto pregação do deserto. Ou seja, ainda continuamos mais comprando deles do que vendendo pra eles e os nossos produtos são sobretaxados quando chegam lá, além dos produtos de lá contarem com subsídios por parte do governo americano, temos como exemplo o caso emblemático da laranja brasileira que é sobretaxada nos mercados americanos e os produtores locais ainda tem suas laranjas subsidiadas pelo governo, o que torna ainda mais difícil competir no mercado norte-americano. E as negociações para melhorar essa situação sequer ocorreram.
 
Se veio aqui para fazer acordos com o Brasil, bom isso ele conseguiu. Ao todo foram assinados vários acordos de cooperação nas mais diversas áreas como educação por exemplo. Mas acredito que deva funcionar mais ou menos assim: eles vem aqui e roubam o que lhes interessa, através de práticas como a biopirataria,  e nós vamos aprender lá o que eles já sabem faz tempo e não utilizam faz mais tempo ainda.  

Se a intenção dele era apenas fazer um papel de "bom moço" também conseguiu. Já que não há coisa mais demagógica e popular do que andar por lugares onde o Estado se faz mais ausente do que presente. Com certeza ele conseguiu alguns votos para sua reeleição... 
 
Lendo isto você deve estar se perguntando: "Ele conseguiu tanta coisa, como assim você afirma que ele veio a passeio ?" Pois é, de fato ele conseguiu algumas coisas, mas e nós ? o que conseguimos com ele ?
Nossas questões enquanto a balança comercial não andaram. 
O tão prometido discurso de apoio ao nosso país por um acento permanente da ONU, ficou nas entrelinhas e nada mais. Não teve nenhum tipo de apoio explícito.
E, ao que me parece, nada de concreto foi apresentado para nós em termos de acordo.  Esses acordo de cooperação não contam, são tão verdadeiros quanto nota de 3 reais, a meu ver.
 
Ou seja, para ele foi um mero passeio turístico. Mesmo que alguns possam até dizer que foi a primeira visita e que isso era apenas uma mera visita formal, eu acredito que muito mais poderia ser feito em uma visita normal do que simplesmente mostrar ao presidente Obama como são certos recortes espaciais do Brasil e algumas de nossas belezas...
Extraído de globovídeos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário