quinta-feira, 24 de março de 2011

Fukushima x Angras 1 e 2 Absolutamente desnecessário

Com o ocorrido na usina de Fukushima no Japão, começaram as especulações sobre as usinas brasileiras de Angra 1 e 2 (existe a 3 mas ainda está em fase de construção). 

Em termos de submissão a fenômenos como os que ocorreram no Japão, não há com o que se preocupar. Já que nós estamos localizados no meio da placa tectônica sul-americana (como mostra a figura abaixo) e portanto, apesar de sim termos terremotos em nosso país, quase não percebemos os abalos sísmicos ou quando chegamos a sentir eles nem se comparam aos que foram sentidos no Japão. 
                                                                      Fonte: Info Escola

Já os japoneses ficam localizados no contato entre diversas placas e com isso os tremores são sentidos por eles com muito mais intensidade do que aqui, causando estragos como os que foram vistos na usina de Fukushima. 

Contudo, mesmo que a questão comaprativa seja de cunho bastante vazio, pra não dizer desnecessário pois as condições são bem diferentes. Cabe aqui analisar outras questões: mesmo que a usina atenda as normas internacionais, como mostra o vídeo abaixo, estamos mesmo preparados para algum acidente que possa a vir a acontecer em Angra ? E a população da cidade e dos arredores, recebem mesmo o treinamento adequado para lidarem com este tipo de situação ?

Isso sem contar com fato, já mencionado aqui em outros posts, que esse elefante branco foi construído em cima de uma falha geológica (!).






Fonte: globovideos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário