quarta-feira, 2 de junho de 2010

Cada vez ficando pior...

O desastre já se tornou o maior da história dos EUA e a tendência está cada vez mais desanimadora. Como senão bastassem as sucessivas tentativas fracassadas de BP de estancar o vazamento de petróleo no golfo do México, cientistas agora expõem que a temporada de furacões nos EUA podem propagar ainda mais a mancha de petróleo ao longo do golfo do México.


O site da ig preparou um infográfico, cujo link está logo abaixo, mostrando a evolução da mancha. É impressionante...

E o nosso planeta continua pagando a conta...

Infográfico:


A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês) advertiu que esta pode ser uma das temporadas mais ativas na história.

A entidade prevê a formação de entre 8 e 14 furacões, dos quais a metade poderia ser de grande potência. Alem disso, podem acontecer entre 14 e 23 tempestades tropicais.

O local onde afundou a plataforma que originou o vazamento de petróleo está no caminho de alguns dos furacões mais devastadores, como o "Camille", em 1969, e o "Katrina", em 2005.

Os cientistas acreditam que o petróleo depositado no mar não impedirá a formação das tempestades.

Um furacão dificultaria as operações de limpeza, das quais atualmente participam mais de 20 mil pessoas e 1.700 navios.

mancha

Além disso, o vento e as ondas poderiam levar o material para o interior de estuários e restingas, que são um elo muito importante no ecossistema do Golfo do México.

Enquanto isso, a British Petroleum (BP) prepara-se para colocar em prática uma nova tentativa para deter o fluxo de hidrocarbonetos, depois que no sábado reconheceu que sua iniciativa anterior não funcionou.

A companhia petrolífera usará robôs submarinos para serrar um encanamento, colocar um selo e levar o petróleo e o gás natural até um navio na superfície, em mais uma operação arriscada, cujo êxito não está garantido.

O procurador-geral dos Estados Unidos, Eric Holder, visitará nesta terça, pela primeira vez, a zona afetada pela poluição, e se reunirá com os fiscais dos estados de Louisiana, Alabama e Mississipi.

Holder analisa se houve irregularidades que motivaram o desastre e se a BP e suas empresas parceiras violaram normativas ambientais americanas.

Extraído de msn.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário