domingo, 28 de fevereiro de 2010

Tsunami provocada por abalo sísmico no Chile chega na Nova Zelândia

As primeiras ondas de um tsunami causado por um terremoto no Chile chegaram à Nova Zelândia no domingo (horário local), informaram autoridades, mas não há relatos de vítimas ou danos.

Centenas de moradores da costa leste do país foram levadas para áreas mais altas e navios se moveram para o mar em meio a alertas de autoridades de que os efeitos do tsunami devem ser sentidos durante todo o dia.

O Chile foi atingido no sábado por um terremoto de magnitude 8,8, que matou ao menos 214 pessoas, causou a queda de prédios e provocou um tsunami que pôs em alerta todos os países do Pacífico.

As primeiras ondas foram registradas nas remotas ilhas Chatham, a cerca de 800 quilômetros ao leste da Nova Zelândia, com alturas de até 1,5 metro, informou o Ministério de Defesa Civil.

Uma moradora de uma das menores ilhas do arquipélago, Pitt, disse que as ondas continuam crescendo.

"(As ondas) continuam ficando maiores -- pelo menos 2 metros neste momento", disse Bernadette Malinson à rádio New Zealand.

Houve relatos de queda anormal do nível do mar na costa leste das duas ilhas principais da Nova Zelândia, seguida por picos de cerca de 20 a 30 centímetros.

"Estas são as primeiras chegadas e ondas maiores devem seguir nas próximas seis a 12 horas", afirmou o Ministério de Defesa Civil em comunicado.


Extraído de msn.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário