quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Fantasmas do passado

A crise econômica que afetou o mundo ainda parece ter seus resquícios, desta vez na zona do euro. O que parecia ser enterrado e ficaria apenas na história parece que ainda vai render e muito...


SÃO PAULO – A confiança dos consumidores na Zona do Euro caiu inesperadamente em fevereiro. Segundo a Comissão Europeia, o índice de confiança da região passou de 96,0 pontos em janeiro (resultado revisado) para 95,9 pontos no segundo mês do ano.

O dado surpreendeu o mercado, que esperava elevação no índice para 96,4 pontos. Um dos principais fatores que influenciam negativamente os consumidores é a queda do número de empregados, ao mesmo tempo em que a indústria ainda caminha lentamente rumo à recuperação e as contas públicas se deterioram.

Atividade econômica

No quarto trimestre a economia dos 16 países que utilizam o euro cresceu 0,1%, com as companhias continuando a diminuir seu quadro de funcionários. Segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional), a economia europeia pode crescer 1,6% este ano, ficando abaixo da média de expansão global de 3,9%.

Além do empenho em torno da melhora da atividade econômica, os governos da Europa também buscam diminuir as preocupações sobre as contas públicas de países mais afetados pela crise, a exemplo da própria Grécia, que enfrenta um grande déficit fiscal.

Extraído de msn.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário