segunda-feira, 1 de junho de 2009

Reaproximação entre EUA e Cuba discute a imigração as vésperas dereunião da OEA

Cuba e Estados Unidos estão retomando as conversações entre os países visando uma reaproximação entre ambos. O que não acontecia desde 2003.

Ao que parece Cuba vai aceitar a ajuda dos EUA quanto à regularização do seu sistema de correio além de uma ajuda no que tange o combate ao terrorismo e ao tráfico de drogas. Ao passo que Barack Obama fez concessões quanto à visita de cubano-americanos a Cuba e incentivou o envio de dinheiro pelos mesmos a seus familiares em Cuba que agora são feitos com mais facilidade.

Fato que ocorre antes da reunião da OEA (Organização dos Estados Americanos) da qual Cuba foi banida, mas onde deverá ocorrer discussões envolvendo a reintegração do país a organização.  

Ao que tudo indica pelo menos de início parece que os dois países estão realmente dispostos a entrarem num acordo. Se ao longo dos anos as conversações avançarem, poder ser que os EUA suspenda o embargo econômico imposto a Cuba e que perdura desde 1962 quando o ocorreu o episódio da crise dos mísseis em Cuba em plena Guerra – Fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário