quarta-feira, 3 de junho de 2009

Economia da zona do euro tem contração recorde






A economia da zona do euro retraiu-se em ritmo maior que o inicialmente esperado no primeiro trimestre sobre igual período do ano passado, em um resultado negativo recorde devido a quedas nos investimentos e nas vendas externas.

O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 4,8 por cento ante o primeiro trimestre de 2008, pior queda da série histórica, ante leitura preliminar de recuo de 4,6 por cento.

O dado na comparação com o quarto trimestre foi confirmado em declínio de 2,5 por cento.

O gasto das famílias declinou 0,5 por cento no primeiro trimestre sobre o quarto e 1,1 por cento na comparação anual. O gasto das famílias mostrou, resepctivamente, estabilidade e alta de 1,7 por cento.

A formação bruta de capital fixo, uma medida dos investimentos, declinou 4,2 por cento trimestre a trimestre e despencou 10,4 por cento sobre o ano passado.

As exportações caíram 8,1 por cento na comparação trimestral e recuaram 15,5 por cento na anual.

A maior economia da região, a Alemanha, liderou a performance negativa do primeiro trimestre. O PIB alemão caiu 3,8 por cento sobre o quarto trimestre e 6,9 por cento ante o primeiro trimestre de 2008.

Na França, a segunda maior economia, a queda trimestral foi de 1,2 por cento e na Itália, a terceira maior, foi de 2,4 por cento.

Na União Europeia como um todo, o PIB declinou 2,4 por cento na comparação trimestral e 4,5 por cento na anual.




Notícia publicada no site msn.com.br no dia 03/06/2009



Nenhum comentário:

Postar um comentário