sexta-feira, 15 de maio de 2009

Uma garrafa com água ou uma garrafa com diamantes?

Em umas das minhas aulas na faculdade surgiu esta discussão e eu achei importante trazê-la ao blog com a finalidade de construir um pequeno texto reflexivo...



Logicamente qualquer cidadão ao ser perguntado sobre qual das duas garrafas mencionadas no título deste post têm mais valor responderia sem piscar que é a garrafa de diamantes.

Porém se caminharmos por um deserto com as duas garrafas na mão veremos como essa relação muda completamente, pois quem habita nestas regiões e em muitas outras espalhadas pelo mundo, como a África por exemplo, convive com a escassez e a má distribuição de água, um problema gritante que se traduz na morte de milhares de pessoas por ano e dificilmente é mencionado em algum veículo de comunicação.

Ao passo que se andarmos com as duas garrafas pelos centros urbanos e em localidades rurais também, vemos que isto não acontece. Além de ser lamentável dizer que corremos o risco de descobrir isso pagando com as nossas próprias vidas!

Portanto, tal resposta muito se deve a inversão de valores que existe hoje no mundo onde se dá um valor imenso a algo que para nós serve como mero adorno e, em contrapartida, se desdenha de um recurso ao qual constitui mais de 70% do nosso corpo e sem o qual não vivemos. Ou seja, damos muito mais valor a objetos que são fúteis do que a recursos que nos são vitais e isso nos impede de enxergar que uma garrafa com água pode salvar a nossa vida ao passo que uma garrafa com diamantes pode tirar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário