terça-feira, 19 de maio de 2009

Desperdício de água

Diariamente vemos campanhas contra o desperdício de água no planeta. Seja em rádio, televisão, jornal ou outros meios de comunicação essas campanhas se proliferam, mas os seus alvos são sempre voltados para o consumo doméstico de água, onde estas campanhas procuram mostrar as mais variadas formas de se combater o desperdício dentro de casa.

Contudo, o que os meios de comunicação não mostram é que o consumo doméstico de água representa apenas 10% do desperdício total mundial de água. E, que os verdadeiros responsáveis são a agricultura realizada através da técnica de aspersão, com 70% do desperdício total mundial, e as indústrias, responsáveis por 20% do desperdício total mundial.

O que poderia ser corrigido se a agricultura utilizasse a técnica de gotejamento em escala mundo e não apenas em alguns países como Israel – técnica na qual os nutrientes que a planta necessita juntamente com a água são gotejados na raiz em horários controlados - em suas plantações, pois a mesma reduz expressivamente o desperdício de água. E, por parte das indústrias – principalmente siderúrgicas e metalúrgicas que utilizam as águas para resfriar as caldeiras – poderia ser feito uma reciclagem e uma reutilização da água por elas.

Devemos lembrar que a água não é um recurso infinito e que como tal deve ser cuidada para que não acabe. Assim devemos preservá-la da melhor forma que pudermos. Acho necessário que as campanhas para preservação das águas ocorram, mas que a mesma não recaia sobre nossa responsabilidade somente, mas sim que cada um assuma a sua parcela de culpa e que haja campanhas também para combater o desperdício de água na agricultura e nas indústrias para que assim o desperdício seja evitado por todos e não apenas por uma parcela irrisória do planeta. Pois a preservação deste recurso é dever de todos e não apenas de parte da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário